top of page

SAIBA MAIS SOBRE A CASA DA CRIANÇA DE TEODORO SAMPAIO - SP

Quem somos nós

A Casa da Criança de Teodoro Sampaio foi fundada em 1991, com a finalidade de cumprir exigências do Ministério Público, devido à necessidade de oferecer acolhimento às crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados.


É válido informar que, desde sua fundação até a presente data, a Casa acolheu quase 600 crianças/adolescentes vítimas de maus tratos, fome, abuso/exploração sexual, negligência, violência física/psicológica, situação de rua, situação de ameaça, abandono, entre outras.


Trata-se de uma Organização da Sociedade Civil - OSC (Entidade) sem fins lucrativos, que visa atender crianças e adolescentes que foram afastadas do convívio familiar por estarem em situação de risco pessoal e/ou social.


Nesse sentido, a Casa da Criança tem trabalhado desde a sua fundação com a missão de acolher provisoriamente as crianças e adolescentes, lutando pelos direitos das mesmas à convivência familiar e comunitária, bem como da inclusão social de suas famílias.


Trata-se do espaço no qual os acolhidos retomam relações no processo educativo, novas formações e regras de convivência social e novos hábitos de higiene, saúde e alimentação, visando melhor qualidade de vida.


A Entidade visa atender de forma direta até 20 crianças e/ou adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses, de ambos os sexos, em regime de Acolhimento Institucional ou Emergencial, encaminhados pelo Poder Judiciário e/ou Conselho Tutelar, atendendo também aos familiares de origem e extensa dos acolhidos. Estes atendimentos são realizados através de visitas de fortalecimentos de vínculos e acompanhamentos.


O abrigo é mantido em uma casa cedida e se mantém por meios de repasses de esfera Federal, Estadual e Municipal, além da ajuda da comunidade local. Ainda assim esses valores não suprem as necessidades do dia a dia de nossos acolhidos com moradia, água, energia, vestimenta, alimentação, materiais escolares, materiais para cursos oferecidos, medicamentos, utensílios domésticos, roupa de cama, mesa e banho e mobílias em geral. E, sempre que se faz necessário, realiza-se a manutenção preventiva e/ou corretiva da Casa.

 

Há ainda os custos (fixos e varáveis) mensais de todos os funcionários (coordenadora, cuidadoras, auxiliar administrativo e psicólogo), havendo a constante necessidade de estarmos promovendo ações que contribuam com o pagamento dos dispêndios supracitados.

bottom of page